28/10/2025 10:10

Sistemas IA para detecção de emissões

Usiminas utiliza Inteligência Artificial para detectar emissões em chaminés e emissário hídrico

O trabalho contínuo para redução das emissões dos processos do Centro Industrial da Usiminas em Ipatinga não depende somente do olhar humano no monitoramento. A Central de Monitoramento Ambiental conta uma tecnologia com uso de inteligência artificial implantada por meio de um sistema que utiliza as imagens das câmeras já existentes para identificação das emissões de particulados (fumaça com coloração escura) e efluentes no emissário hídrico.

O sistema interpreta em tempo real as imagens das emissões, sua duração, opacidade, intensidade e gera alertas para uma gestão mais precisa dos dados para as medidas preventivas. O uso da tecnologia permite termos um critério padrão e fundamentado em dados para gestão deste tipo de ocorrência ambiental, retirando critérios subjetivos da observação pessoal das imagens.

Com os dados monitorados 24 horas, a aplicação da inteligência artificial assegura um processamento mais preciso e objetivo das imagens, eliminando a subjetividade da observação humana e reduzindo o risco de falhas no registro das emissões e realizar as ações corretivas nos processos de produção.